O dia 16 de maio de 2009 ficará marcado como o dia da montagem do primeiro aquário do Brasil utilizando 100% dos produtos da linha Aqua Design Amano - ADA.
Depois de muito estudo, dedicação e investimento da equipe Aquabase, nosso correspondente exclusivo no Japão, Renato Kuroki, conseguiu reunir e enviar todo o material necessário, desde o famoso sistema de substrato (ADA Substrate System) até a mais recente novidade, os belos termômetros em vidro “NA thermometer J”.
O aquário escolhido para esta montagem teve suas dimensões definidas após uma série de estudos e planejamento, pois se pretende que em curto prazo, seja um projeto viável e acessível a muitos aquapaisagistas exigentes.
O design da movelaria seguiu as linhas sóbrias da Aquabase, inspiradas nos móveis originais ADA.
Todos os equipamentos utilizados foram escolhidos para oferecer o melhor desempenho e qualidade, desde os inigualáveis filtros Eheim até as potentes lâmpadas JBL.
O material de hardscape selecionado (troncos e rochas) veio do acervo Aquabase e as exuberantes e saudáveis plantas foram produzidas pelo competente Roberto Takeyoshi, exceto as Bolbitis heudelotii, produzidas nas estufas da Aquabase.
O evento foi realizado na forma de workshop somente para os membros do “Aquabase Clube”, que rapidamente esgotaram as vagas exclusivas.
Todos os participantes foram presenteados com uma pequena lembrança do Japão, o amuleto Daruma san, que simboliza a paciência, a perseverança e a obstinação. Quando uma pessoa faz um desejo, pinta um de seus olhos e quando o objetivo é alcançado, pinta o outro olho em agradecimento e guarda-o como um talismã.
Iniciamos o evento com um áudio-visual sobre a empresa ADA, apresentando o conceito da marca, aliado aos conselhos técnicos da Aquabase sobre as propriedades de cada produto, suas qualidades e forma de utilização.
Após o coffee-break com toques orientais, iniciamos a montagem passo a passo, explicando cada fase do processo detalhadamente.
A definição do hardscape foi fundamental para este aquário inspirado nas obras do mestre Takashi Amano, portanto foram dedicadas várias horas a esta nobre tarefa, ouvindo opiniões dos presentes, até que todos estivessem convencidos e satisfeitos com o resultado.
A flora escolhida foi composta por Bolbitis heudelotii, Blyxa japônica, Rotala rotundifolia, Rotala sp. “green” e Hemianthus calitrichoides.
Foram demonstradas ao vivo as formas de plantio específicas para cada espécie, a preparação das mudas para uma melhor adaptação, dicas sobre a fixação de musgos, técnicas de poda, enfim, uma verdadeira transmissão de conhecimento que certamente acelerará o desenvolvimento técnico dos aquapaisagistas presentes no evento.
Esperamos que o desenvolvimento da montagem supere as nossas expectativas para finalmente pintarmos o outro olho de nosso Daruma san, e principalmente para que possamos consolidar a linha completa de produtos ADA no país, disponibilizando-a aos aquapaisagistas mais exigentes.
Acompanhe o setup do conjunto:
Movelaria: Móvel exclusivo movelaria Aquabase, medindo 75 x 45 x 90, com porta frontal única, vãos laterais e posterior para a passagem de instalações elétricas e hidráulicas.
Display: Aquário exclusivo série Premium Aquabase em vidros extra-clear lapidados, 10 mm, medindo 75 x 45 x 40cm (135 litros).
Iluminação: Luminária Arcadia Over-tank T5 HO 4x24W, com lâmpadas JBL (Tropic, Color e Natur), suspensa num varão em aço inox exclusivo para este projeto.
Filtragem: 3 canisters Eheim Ecco 2236, ligados em série ao sistema ADA Lily Pipe.
CO2: Sistema de CO2 com difusor ADA Pollen Glass, ADA Cabochon Ruby e ADA Drop Checker.
Substrato: ADA Bacter 100, ADA Clear Super, ADA Tourmaline BC, ADA Penac P, ADA Penac W, ADA Power Sand Special, ADA Aqua-soil Amazonia.
Alguns depoimentos dos amigos presentes:
O dia 16/05/2009 é um dia para ser guardado na memória dos amantes do aquapaisagismo, pois esta foi a data da montagem do primeiro aquário brasileiro 100% ADA. Poucas pessoas puderam compartilhar este momento com o Luca e o André da Aquabase, e eu fui um dos privilegiados. Me sinto lisonjeado de ter presenciado toda alegria e satisfação demonstrada ao abrir aqueles pacotes de Aquasoil Amazônia trazidos após viagem feita ao Japão.
Sabendo que a ADA é fruto de anos de pesquisa e desenvolvimento do mestre dos mestres, Takashi Amano, estou muito ansioso para ver os resultados que obteremos neste aquário totalmente ADA.
Agradeço à equipe Aquabase por nos proporcionar momentos de conhecimento e amizade. Contem comigo para o que for preciso!
Paulo Nícholas Ossada.
Fazer parte do aquabase clube é motivo de muito orgulho, estar presente em um evento como este, impar em nosso país, me deixa ainda mais cheio de orgulho. Ao ver o resultado final nos motiva cada vez mais em nosso universo do aquapaisagismo e ainda poder acompanhar semanalmente a sua evolução é um prazer e uma satisfação imensuráveis.
Parabéns a todos meus amigos.
Fernando Francischelli.
A galeria de fotos abaixo será atualizada semanalmente com a evolução do projeto, confira!